Content Delivery Subpage Image

Livro Branco: Como a transformação da China Telecom permite o crescimento

18 Minutes Read

A estratégia de transformação multifacetada da China Telecom está a transformar a empresa numa empresa integrada de serviços de informação na vanguarda da inovação tecnológica e de serviços. A estratégia de transformação beneficia os accionistas e os vários tipos de clientes da China Telecom, incluindo famílias, pequenas e médias empresas, empresas multinacionais e operadores globais.

O futuro é agora

As previsões que os principais economistas e tecnólogos fizeram em tempos sobre a China estão agora a ser validadas. Cada previsão é como uma pincelada que ajuda a pintar uma imagem vibrante desta nação florescente, ajudando a reforçar a economia global e a transformar a vida dos seus 1,38 mil milhões de habitantes. Os peritos afirmaram:

  • A China tornar-se-ia uma das economias de crescimento mais rápido. De facto, o crescimento real do PIB foi, em média, de 9% desde 1998 e a China tornou-se a segunda maior economia do mundo. No primeiro trimestre de 2016, a economia chinesa cresceu a uma taxa anual de 6,9%, ligeiramente abaixo do final de 2015, mas ainda muito em linha com o objetivo oficial.
  • A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) irá remodelar a constituição do seu PIB. A economia da China passou de uma base agrícola para uma base industrial, e o sector dos serviços tornou-se cada vez mais importante como motor da economia. Representou 48,2 por cento da produção económica da China em 2014.
  • O aumento dos níveis de rendimento da população criaria uma procura de produtos e serviços que as empresas globais entrariam na China para satisfazer. As empresas multinacionais (EMN) que entraram na China no início do século para testar o mercado foram alvo de muita publicidade, mas agora as EMN estão a executar estratégias de penetração no mercado em grande escala.
  • A China ultrapassaria mesmo os Estados Unidos na utilização da Internet. O país tem mais de 700 milhões de utilizadores da Internet, o dobro da população dos EUA.

De facto, a China que se tinha imaginado está a chegar. O futuro é agora.

No entanto, os países abençoados com uma história tão longa e rica como a da China compreendem que uma maior prosperidade e progresso exigem um planeamento e investimento inteligentes. As nações nunca param de evoluir. Como maior operador de linhas fixas da China, a China Telecom ofereceu uma base sólida sobre a qual o país pôde construir-se ao longo das últimas décadas. Com uma gestão sensata e o seu próprio conjunto de previsões para o futuro, a China Telecom iniciou em 2004 um percurso de transformação para melhor servir os seus clientes, o mercado global e os seus accionistas.

Relação entre o crescimento das telecomunicações e a evolução económica

Estudos do Banco Mundial mostraram que existe uma correlação positiva entre o desenvolvimento económico e a densidade das telecomunicações e os serviços disponíveis, e alguns estudos afirmam mesmo que existe uma relação causal em ambos os sentidos. O crescimento das telecomunicações também tem sido associado a outros estímulos, como o aumento da educação, a melhoria do acesso à informação, o desenvolvimento de centros de investigação e outras mudanças positivas numa economia e numa cultura.

O sector das telecomunicações na China tem sido um dos sectores de mais rápido crescimento na China. Os 371 milhões de assinantes de telefone do país representam um quinto do mundo e os seus 131 milhões de utilizadores de Internet constituem um décimo dos utilizadores mundiais. Só em 2014, as despesas com serviços de telecomunicações na China ascenderam a 182,9 mil milhões de dólares.

A estratégia de transformação da China Telecom oferece soluções de comunicação diversificadas e de marca para clientes globais

A China Telecom é o principal fornecedor de serviços de comunicações integradas na China, gerindo mais de 220 mil linhas de fios e oferecendo serviços de dados, voz, Internet e convergentes em todo o país. Num estudo sobre os consumidores chineses realizado pela Nielson Media Research e divulgado, a China Telecom foi destacada como uma das 17 únicas “Marcas de Confiança Platinum” devido ao seu excelente desempenho no inquérito. Uma empresa com a dimensão e o sucesso da China Telecom poderia ter descansado sobre os louros, mas a China Telecom não o fez. Aproveitando a sua base sólida, a empresa anunciou uma estratégia de transformação arrojada em 2004, com o objetivo de colocar a empresa em posição de diversificar as suas operações, apoiar o crescimento da economia chinesa e, por sua vez, da economia mundial, e continuar a reforçar a sua marca.

O presidente e diretor executivo da China Telecom, Wang Xiaochu, explicou que a empresa está a utilizar a transformação como uma plataforma para incentivar o crescimento das receitas e da base de clientes e para ganhar a corrida para ocupar a posição de topo dos futuros serviços de informação. A expansão dos serviços de banda larga, a convergência de voz, dados e vídeo e a passagem da gestão de produtos para a gestão de marcas caracterizam a transformação. Explicou que a estratégia de transformação trouxe três mudanças importantes.

Em primeiro lugar, a China Telecom está a otimizar a sua estrutura de receitas, pelo que as receitas de voz representam uma percentagem cada vez menor das receitas globais. As receitas provenientes de serviços não vocais, como o acesso em banda larga, os serviços de valor acrescentado da rede fixa, os serviços integrados de informação e a integração e gestão de sistemas, têm registado um crescimento constante.

Em segundo lugar, a empresa está a introduzir novas ofertas agrupadas e de marca para combater a erosão dos preços e torná-las mais “pegajosas” para os clientes. As ofertas de marca, como o Best Tone (um serviço integrado de consulta de informações para utilizadores de telefones), o BizNavigator (um conjunto integrado de aplicações que satisfaz as necessidades dos clientes empresariais) e o One Home (uma oferta integrada de voz, dados e televisão através da caixa doméstica), respondem às necessidades de três grupos-alvo: pessoal, empresarial e doméstico. Foram lançados serviços de pesquisa vocal baseados em linhas fixas, MPLS/VPN e soluções de TI para apoiar aplicações de missão crítica, que estão a ter uma adoção promissora. A empresa está também a oferecer “serviços de base”, como a IPTV.

Em terceiro lugar, a China Telecom continua a reforçar a sua capacidade de crescimento através de uma gestão precisa, centrada na criação de valor para os accionistas e de produtos e serviços excepcionais para os seus clientes. A direção da China Telecom teve a visão de compreender a importância de servir as multinacionais. Enquanto a empresa continua a investir em infra-estruturas, marca e sistemas de serviço ao cliente na China, está na vanguarda da expansão para servir as multinacionais. A empresa foi a primeira entre as suas congéneres a abrir operações na América do Norte e tem agora escritórios em Hong Kong, Londres e Brasil, com serviços de tecnologia da informação detidos pela empresa, designados por “Information Silk Road”, que oferecem serviços contínuos entre as Américas, a China, a Ásia e a Europa.

Transformação em ação

A transformação da China Telecom manifesta-se nas vidas e nos meios de subsistência dos indivíduos, das famílias, das pequenas e médias empresas (PME) e das multinacionais que desenvolvem actividades na China. Vejamos mais de perto três estratégias que resumem a transformação da China Telecom em ação e que, de facto, colocaram o futuro nas nossas mãos: BizNavigator, CN2 e a expansão global da China Telecom para servir localmente as multinacionais.

BizNavigator

O Biz Navigator foi concebido como uma forma de fornecer apoio informático aos escritórios locais das multinacionais e de aumentar a competitividade das PME, cuja importância para a economia em mudança foi reconhecida. Desde o seu lançamento, foi adotado por mais de 500 000 PME.

O BizNavigator da China Telecom revelou-se valioso para as PME e as multinacionais globais com escritórios na China. O BizNavigator exemplifica a missão da China Telecom de se tornar um fornecedor de serviços de informação integrados, integrando serviços de comunicações com serviços de suporte de aplicações. A BizNavigator fornece suporte a aplicações industriais de TI para processos como vendas, gestão logística, gestão da oferta e da procura, serviços de viagens, impostos e outros relatórios financeiros. Permite aos clientes gerir nomes de domínio, fornece correio eletrónico empresarial, permite a criação e manutenção de sítios Web, fornece proteção contra vírus, ajuda a gerir contactos de clientes, fornece uma plataforma de automatização de escritório rica em dados e muito mais. Tudo isto é fornecido com base em serviços de comunicações que vão desde o acesso em banda larga à teleconferência interactiva e serviços de apoio como a aquisição e manutenção de equipamento e a implantação de redes locais.

Por exemplo, o BizNavigator foi implementado para apoiar o serviço “Bridge for Business and Trade” de Guangzhou, que é um portal para ligar fornecedores a compradores. Ao fim de apenas um mês, havia mais de 22 mil visitas diárias ao sítio e as mensagens entre os membros aumentavam a um ritmo de 2 mil por dia. O BizNavigator está a proporcionar o futuro dos serviços de informação integrados às empresas chinesas e constitui um excelente exemplo da estratégia de transformação da China Telecom em ação.

A Internet das empresas ganha vida

Com a procura crescente de serviços Internet provenientes do interior da China e do exterior, devido à expansão das multinacionais na região, a direção da China Telecom tomou a iniciativa arrojada de construir uma rede global de próxima geração (NGN) totalmente nova. A rede foi denominada China Telecom Next Generation Carrying Network, ou CN2, e começou a ser implantada em 2005. A CN2 fornece a cobertura global, a infraestrutura de tecnologia de rede e as capacidades de gestão necessárias para que as multinacionais possam tirar partido da China na sua estratégia de crescimento. Trata-se de uma rede avançada de comunicação e informação para o futuro.

Segundo a Telecom Magazine, a CN2 faz da China Telecom um dos operadores de RNG mais proactivos do mundo. A CN2 é uma rede backbone com capacidade IPv6 que utiliza novos softswitches e protocolos como DiffServ e MPLS, que aumentam o desempenho. Cinco classes de serviço e QoS ajudam a CN2 a garantir a fiabilidade e o desempenho de aplicações de missão crítica e de alta prioridade. A sua arquitetura optimizada para MPLS também permite que o tráfego Frame Relay e ATM seja transportado através de uma VPN de Camada 2, o que promove a eficiência e a escalabilidade da rede. A CN2 fornece uma rede altamente avançada para a prestação de serviços de elevado valor, utilizando uma tecnologia que irá transitar para o futuro, permitindo à empresa e às suas filiais e parceiros fornecer novas ofertas rentáveis.

Expandir-se pelo mundo

Atualmente, as empresas estão ligadas em rede para serem bem sucedidas. Para muitas empresas que entram ou se expandem na China, o plano de negócios depende da disponibilidade de serviços de comunicação fiáveis em toda a região. Sem eles, os factores críticos de sucesso não podem ser atingidos. A China Telecom criou filiais como a China Telecom do Brasil, a China Telecom Europe e a China Telecom Hong Kong para ajudar a garantir o êxito das operações globais das multinacionais.

A China Telecom e as suas subsidiárias fornecem consistentemente soluções simples para problemas complexos – problemas que resultam da rápida expansão na China, da necessidade de distribuir conteúdos a dezenas de milhões de pessoas ou de sincronizar aplicações de missão crítica em vários continentes. Os clientes da China Telecom dependem da empresa para possibilitar o seu crescimento – e a China Telecom – juntamente com as suas subsidiárias locais na Ásia, nas Américas e na Europa – cumprem-no.

A estratégia de transformação da China Telecom tira partido dos vastos activos da empresa, incluindo:

  • Conectividade bilateral internacional com mais de 100 países
  • Acesso à banda larga em 300 cidades de todas as 31 províncias
  • Sistemas de cabos transpacíficos, incluindo China-EUA, Japão-EUA, SEA-ME-WE3 em APCN2, SMW3, Flag, TAE e outros.
  • CHINANET (a maior rede Internet da China) e CN2, a rede Internet de base de classe empresarial com capacidade IPv6
  • Mais de 670.000 funcionários em todo o mundo que abraçam a filosofia corporativa “Customer First. Serviço acima de tudo”.

Conclusão

Como previsto, a China é um dos principais motores da economia mundial e espera-se que os seus efeitos continuem a ser positivos. Os sábios e experientes executivos da China Telecom anunciaram uma estratégia de transformação multifacetada que está a transformar a empresa numa empresa de serviços de informação integrados no auge dos serviços de comunicações. A estratégia de transformação beneficia os accionistas e os vários tipos de clientes da China Telecom, incluindo famílias, PME, empresas multinacionais e operadores globais.

Atualmente, a Estratégia de Transformação tira partido dos enormes activos existentes da empresa e introduz novos produtos, como o BizNavigator e o CN2, e serviços de apoio que permitem uma mudança positiva na vida das pessoas. A transformação permite as estratégias de crescimento rápido que as multinacionais estão atualmente a executar na região. Nenhum outro operador de telecomunicações oferece a cobertura, os serviços e a capacidade de rede sem descontinuidades que ligam a Europa, a América do Norte e a Ásia que a China Telecom oferece. O alcance e o desempenho da rede da China Telecom ajudam a ligar pessoas e conteúdos e a suportar, de forma económica, aplicações de missão crítica em todo o mundo. O futuro da China está lindamente pintado na tela para o mundo ver e a estratégia de transformação da China Telecom torna as cores brilhantes.