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Tudo o que precisa de saber sobre o futuro “Internet Plus” da China

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O crescimento da Internet está a ter um efeito maciço na transformação e modernização das indústrias e empresas chinesas. Tanto assim que o governo chinês criou a sua própria iniciativa “Internet Plus” para transformar, modernizar e equipar as indústrias tradicionais para se juntarem à economia moderna.

A estratégia Internet Plus terá um enorme impacto nas empresas

A nova estratégia Internet Plus da China terá um enorme impacto nas empresas de todas as indústrias, especialmente à medida que as funções dos grandes centros de dados e de dados crescerem. Para as empresas que esperam entrar no mercado chinês, compreender Internet Plus é um componente crítico para alcançar o sucesso.

A iniciativa Internet Plus foi construída a partir de uma motivação para ligar a crescente economia da China ao poder dos serviços ligados. Com tantas indústrias tradicionais na China, que vão desde o fabrico à agricultura, o governo está decidido a ligar estas indústrias ao mundo.

No seu Relatório de Trabalho do Governo de 2015, o governo declara que irá lançar grandes projectos para desenvolver equipamento, redes, circuitos, energia, materiais e até biomedicinas para ajudar as indústrias emergentes a tornarem-se líderes.

Parte da motivação para este empurrão surge quando o boom de fabrico que ajudou a China a crescer a taxas espantosas começou agora a moderar. São necessárias novas fontes de crescimento.

De acordo com McKinsey, em 2013 a economia da China na Internet representava 4,4% do produto interno bruto (PIB) – superior ao dos Estados Unidos e da Alemanha – representando uma possível via de crescimento significativo.

Os Elementos de ‘Internet Plus

O roteiro Internet Plus é um plano de cinco anos para integrar a computação em nuvem, grandes dados e a Internet das Coisas com uma variedade de indústrias, desde a indústria transformadora ao comércio, banca pela Internet, agricultura e muitas outras.

Internet Plus é constituída por várias iniciativas diferentes:

  • Mais fundos para investigação e desenvolvimento, atingindo 2,5 por cento do PIB até 2020
  • Diminuição da dependência da inovação tecnológica não doméstica
  • Acesso a 100 MB/s de ligações à Internet para pessoas em grandes cidades
  • Conectividade de banda larga para atingir 98 por cento da população
  • Mais fundos para promover o desenvolvimento empresarial e a inovação

Este plano já está a mostrar benefícios para as empresas que esperam entrar no mercado chinês. Numa conferência recente organizada pela VMware e a Academia Chinesa de Engenharia, os decisores empresariais chineses ouviram o vice-presidente sénior da EMC, Charles Fan , que falou sobre Internet Plus, afirmando que a economia do país irá “mudar radicalmente” devido ao programa.

Isto irá acontecer através do crescimento dos dispositivos móveis, do serviço de nuvem, do boom chinês da Internet e de uma “nova geração” de aplicações que ligam as pessoas às redes sociais, aos grandes dados e à análise.

Este crescimento atrairá empresas offshore que procuram ter impacto na economia chinesa em expansão na Internet, e precisarão de parceiros experientes e sofisticados como a China Telecom para ajudar nos seus esforços.

Como é que os grandes dados se encaixam?

Embora os grandes dados desempenhem um papel no programa Internet Plus, é também uma questão separada por direito próprio. E Weinan, reitor do Instituto de Pesquisa de Grandes Dados de Pequim, tem explicou a necessidade de um maior crescimento: “Embora a Internet tenha uma base sólida, na qual as empresas chinesas podem recorrer e usufruir melhor no meio do enorme mercado chinês, ainda não houve um caminho tecnológico maduro em grandes dados em que as empresas chinesas possam confiar”.

O relatório de consumo da McKinsey de 2016 sobre a China, que considera a China como o maior mercado mundial de comércio electrónico – gerando receitas de 615 mil milhões de dólares em 2015, quase o mesmo que a Europa e os Estados Unidos juntos. Os consumidores chineses, ansiosos por utilizar novas tecnologias e fazer compras – grande parte das duas tendências baseadas na mobilidade – estão, portanto, a fornecer aos sítios uma enorme quantidade de dados de consumo, maduros para análise e segmentação. A publicidade direccionada poderia desbloquear mil milhões de yuan aos compradores de todo o país.

O grande mercado de dados da China deverá atingir 822,88 mil milhões de yuan ($124 mil milhões) em 2020, contra 76,7 mil milhões de yuan em 2014. Isto ajudará directamente os centros de dados de energia, o crescimento da Internet na China, a inovação e muito mais – tudo de acordo com os objectivos da Internet Plus.

Quer saber mais sobre como tirar partido do crescimento da Internet Plus na China? Contacte a China Telecom do Brasil para saber mais.