Share:

White Paper: Como a transformação da China Telecom possibilita o crescimento

A estratégia de transformação multifacetada da China Telecom a está transformando em uma empresa de serviços de informação integrados na vanguarda da inovação em serviços e tecnologia. A estratégia de transformação beneficia os acionistas e os muitos tipos de clientes da China Telecom, incluindo famílias, pequenas e médias empresas, multinacionais e operadoras globais.

O futuro é agora

As previsões que os principais economistas e tecnólogos fizeram sobre a China estão agora sendo validadas. Cada previsão é como uma pincelada que ajuda a pintar uma imagem vibrante dessa próspera nação, ajudando a fortalecer a economia global e a transformar a vida de 1,38 bilhão de pessoas. Os especialistas disseram:

·         A China se tornaria uma das economias de crescimento mais rápido. De fato, o crescimento real do PIB foi em média de 9% desde 1998 e a China se tornou a segunda maior economia do mundo. No primeiro trimestre de 2016, a economia da China cresceu a uma taxa anual de 6,9%, ligeiramente abaixo do final de 2015, mas ainda muito alinhada com a meta oficial.

·         A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) remodelou a constituição de seu PIB. A economia da China mudou de baseada na agricultura para baseada na manufatura, e o setor de serviços tornou-se cada vez mais importante como um motor da economia. Ele foi responsável por 48,2% do resultado econômico da China em 2014.

·         O aumento dos níveis de renda da população criaram uma demanda por produtos e serviços que as empresas globais entraram na China para atender. Muita publicidade cobriu empresas multinacionais (MNCs) que entraram na China na virada do século para testar o mercado, mas agora as multinacionais estão executando estratégias de penetração no mercado em grande escala.

·         A China ultrapassou até mesmo os Estados Unidos no uso da internet. O país tem mais de 700 milhões de usuários de internet, o dobro da população dos EUA.

Na verdade, a China que havia sido imaginada é iminente. O futuro é agora.

No entanto, os países abençoados com uma história tão longa e rica quanto a da China entendem que mais prosperidade e progresso requerem planejamento e investimento inteligentes. As nações nunca param de evoluir. Como a maior operadora de linha fixa da China, a China Telecom ofereceu uma base sólida sobre a qual o país pôde construir nas últimas décadas. Com uma administração inteligente e um conjunto próprio de previsões para o futuro, a China Telecom iniciou em 2004 um caminho de transformação para atender melhor seus clientes, o mercado global e seus acionistas.

Relação entre o crescimento das telecomunicações e a mudança econômica

Estudos do Banco Mundial mostraram que existe uma correlação positiva entre o desenvolvimento econômico e a densidade das telecomunicações e os serviços disponíveis, e alguns estudos chegam a afirmar que existe uma relação causal em ambas as direções. O crescimento das telecomunicações também tem sido vinculado a outros estímulos, como maior educação, melhor acesso à informação, desenvolvimento de centros de pesquisa e outras mudanças positivas na economia e na cultura.

O setor de telecomunicações tem sido um dos setores de crescimento mais rápido na China. Os 371 milhões de assinantes de telefonia do país representam um quinto do mundo e seus 131 milhões de usuários de internet representam um décimo dos usuários do mundo. Somente em 2014, os gastos com serviços de telecomunicações na China totalizaram US$ 182,9 bilhões.

A estratégia de transformação da China Telecom oferece diversas soluções de comunicações de marca para clientes globais

A China Telecom é o principal fornecedor de serviços de comunicações integradas na China, gerenciando mais de 220 mil linhas de telecomunicação e oferecendo serviços de dados, voz, internet e convergentes em todo o país. Um estudo com consumidores chineses conduzido pela Nielson Media Research relatou que a China Telecom foi destacada como uma das 17 “Platinum Trusted Brands” devido ao seu excelente desempenho na pesquisa. Uma empresa com o tamanho e o sucesso da China Telecom podia achar que suas conquistas eram suficientes, mas não a China Telecom. Alavancando sua base sólida, a empresa anunciou uma estratégia de transformação ousada em 2004, com o objetivo de colocar a empresa em condições de diversificar sua operação, apoiar o crescimento da economia chinesa e, sucessivamente, da economia mundial, e continuar a fortalecer sua marca.

O presidente e CEO da China Telecom, Wang Xiaochu, explicou que a empresa está usando a transformação como uma plataforma para estimular o crescimento da receita e da base de clientes e para vencer a corrida para ocupar a primeira posição nos serviços de informação futuros. A expansão dos serviços de banda larga, a convergência de voz, dados e vídeo e uma mudança de gerenciamento de produto para gerenciamento de marca caracterizam a transformação. Ele explicou que a estratégia de transformação trouxe três mudanças importantes.

Em primeiro lugar, a China Telecom está otimizando sua estrutura de receita, na qual as receitas de voz representam uma porcentagem decrescente da receita geral. A receita de serviços que não de voz, como acesso de banda larga, serviços de valor agregado de rede fixa, serviços integrados de informação e integração e gestão de sistemas têm crescido continuamente.

Em segundo lugar, a empresa está introduzindo novas ofertas agrupadas e de marca para combater a erosão de preços e torná-las mais “atrativas” para os clientes. Ofertas de marca como Best Tone (um serviço integrado de consulta de informações para usuários de telefone), BizNavigator (um pacote de aplicativos integrado que atende às necessidades dos clientes corporativos) e One Home (uma oferta integrada de voz, dados e TV por meio da home box) atendem às necessidades de três grupos-alvo: individual, empresarial e doméstico. Serviços de busca por voz com base em linha fixa, MPLS/VPNs e soluções de TI para oferecer suporte a aplicativos de missão crítica foram todos lançados e estão desfrutando de uma adesão promissora. A empresa também oferece “serviços de seeding”, como IPTV.

Terceiro, a China Telecom continua a fortalecer sua capacidade de crescimento com uma gestão de precisão que se concentra na entrega de valor aos acionistas e produtos e serviços excepcionais a seus clientes. A administração da China Telecom teve a perspicácia de compreender a importância de atender as multinacionais. Embora a empresa continue a investir em infraestrutura, marcas e sistemas de atendimento ao cliente na China, ela está na vanguarda da expansão para atender as multinacionais. A empresa foi a primeira entre seus pares a abrir operações na América do Norte e agora tem escritórios em Hong Kong, Londres e Brasil, com serviços de tecnologia da informação de propriedade da empresa denominados “Rota da Seda da Informação” que oferecem serviços integrados entre as Américas, China, Ásia e Europa.

Transformação em ação

A transformação da China Telecom se manifesta nas vidas e na subsistência de indivíduos, famílias, pequenas e médias empresas (PMEs) e multinacionais que fazem negócios na China. Vamos dar uma olhada em três estratégias que resumem a transformação da China Telecom em ação e, de fato, colocaram o futuro em nossas mãos: BizNavigator, CN2 e a expansão global da China Telecom para atender multinacionais localmente.

BizNavigator

O Biz Navigator foi concebido como uma forma de fornecer suporte de TI para escritórios locais de multinacionais e para aumentar a competitividade das PMEs, cuja importância para a economia em transformação foi reconhecida. Desde o seu lançamento, foi adotado por mais de 500.000 PMEs.

O BizNavigator da China Telecom provou ser valioso para PMEs e multinacionais globais com escritórios na China. O BizNavigator exemplifica a missão da China Telecom de se tornar um provedor de serviços de informação integrado, incorporando serviços de comunicação com serviços de suporte a aplicativos. O BizNavigator fornece suporte a aplicativos de TI industrial para processos como vendas, gerenciamento de logística, gerenciamento de oferta e demanda, serviços de viagens, impostos e outros relatórios financeiros. Ele permite que os clientes gerenciem nomes de domínio, fornece e-mail corporativo, permite a criação e manutenção de sites, fornece proteção contra vírus, ajuda a gerenciar contatos de clientes, fornece uma plataforma de automação de escritório rica em dados e muito mais. Tudo isso é fornecido em uma base de serviços de comunicação que variam de acesso de banda larga a teleconferência interativa e serviços de suporte, como aquisição e manutenção de equipamentos e implantação de LAN.

Como exemplo, o BizNavigator foi implantado em suporte ao serviço “Ponte para Negócios e Comércio” de Guangzhou, que é um portal para conectar fornecedores e compradores. Depois de apenas um mês, havia mais de 22 mil acessos diários no site, e as mensagens entre os membros aumentaram a uma taxa de 2 mil por dia. O BizNavigator está entregando o futuro dos serviços de informação integrados às empresas da China e fornece um excelente exemplo da estratégia de transformação da China Telecom em ação.

A Internet empresarial ganha vida

Com a enorme demanda por serviços de internet vinda de dentro da China e das multinacionais em expansão na região, a liderança da China Telecom fez um movimento ousado para construir uma Rede de Próxima Geração (NGN) global inteiramente nova. A rede foi batizada de China Telecom Next Generation Carrying Network, ou CN2, e começou a ser implantada em 2005. A CN2 oferece cobertura global, infraestrutura de tecnologia de rede e recursos de gerenciamento necessários para que as multinacionais aproveitem a China em sua estratégia de crescimento. É uma rede avançada de comunicação e informação para o futuro.

A Telecom Magazine relatou que a CN2 torna a China Telecom uma das operadoras NGN mais proativas do mundo. A CN2 é uma rede de backbone compatível com IPv6 que aproveita novos softswitches e protocolos como DiffServ e MPLS, que aumentam o desempenho. Cinco classes de serviço e QoS ajudam a CN2 a garantir a confiabilidade e o desempenho de aplicativos de missão crítica e de alta prioridade. Sua arquitetura otimizada para MPLS também permite que o tráfego em Frame Relay e ATM seja transportado por uma VPN de camada 2, o que promove a eficiência e a escalabilidade da rede. A CN2 oferece uma rede altamente avançada para fornecer serviços de alto valor usando tecnologia que fará uma boa transição no futuro, permitindo que a empresa e suas subsidiárias e parceiras forneçam novas ofertas com bom custo-benefício.

Expandindo ao redor do mundo

Hoje, as empresas estão conectadas em rede para o sucesso. Para muitas empresas que estão entrando ou se expandindo na China, o plano de negócios depende da disponibilidade de serviços de comunicação confiáveis em toda a região. Sem eles, os fatores críticos de sucesso não podem ser atendidos. A China Telecom estabeleceu subsidiárias como a China Telecom Americas, a China Telecom Europe e a China Telecom Hong Kong para ajudar a garantir que as operações globais das multinacionais prosperem.

A China Telecom e suas subsidiárias fornecem consistentemente soluções descomplicadas para problemas complexos, problemas que se originam da rápida expansão na China, a necessidade de distribuir conteúdo para dezenas de milhões de pessoas ou de sincronizar aplicativos de missão crítica em vários continentes. Os clientes da China Telecom dependem da empresa para possibilitar seu crescimento, e a China Telecom, junto com suas subsidiárias locais na Ásia, Américas e Europa, entrega o serviço.

A Estratégia de Transformação da China Telecom alavanca os recursos expansivos da empresa, incluindo:

·         Conectividade bilateral internacional para mais de 100 países

·         Acesso de banda larga a 300 cidades em todas as 31 províncias

·         Sistemas de cabos transpacíficos, incluindo China-EUA, Japão-EUA, SEA-ME-WE3 em APCN2, SMW3, Flag, TAE e mais.

·         CHINANET (a maior rede de internet da China) e CN2, a rede de backbone compatível com IPv6 de nível empresarial

·         Mais de 670.000 empregados em todo o mundo que adotam a filosofia corporativa “Cliente em primeiro lugar. Serviço de alto nível.”

Conclusão

Conforme previsto, a China é um grande motor da economia mundial e espera-se que seus efeitos continuados sejam positivos. Executivos conhecedores e experientes da China Telecom anunciaram uma estratégia de transformação multifacetada que a está transformando em uma empresa de serviços de informação integrados no auge dos serviços de comunicações. A Estratégia de Transformação beneficia os acionistas e os muitos tipos de clientes da China Telecom, incluindo famílias, PMEs, multinacionais e operadoras globais.

Hoje, a Estratégia de Transformação impulsiona os recursos massivos existentes e apresenta novos produtos como BizNavigator e CN2 e serviços de suporte que permitem mudanças positivas na vida das pessoas. A transformação possibilita as estratégias de crescimento rápido que as multinacionais estão executando na região. Nenhuma outra operadora de telecomunicações oferece cobertura, serviços e capacidade de rede contínuos que conectam a Europa, a América do Norte e a Ásia como a China Telecom. O alcance e o desempenho da rede da China Telecom ajudam a conectar pessoas e conteúdo e oferecer suporte a aplicativos de missão crítica de maneira econômica em todo o mundo. O futuro da China está lindamente pintado em tela para o mundo ver e a Estratégia de Transformação da China Telecom torna as cores brilhantes.