O mercado chinês de consumo de conteúdo é enorme. Mais de 802 milhões de cidadãos estão usando ativamente a internet atualmente. Pela primeira vez, os adultos na China agora gastam muito mais tempo com mídia digital do que com mídia tradicional. O cidadão médio gasta 3 horas e 54 minutos com mídia digital, o que representa mais de 58 por cento de seu tempo. Tirar proveito desse crescente apetite por conteúdo na China pode ser complicado se você não escolher o provedor certo de Rede de Entrega de Conteúdo (CDN).
Rede de Entrega de Conteúdo (CDN) na China
Distribuir conteúdo para usuários na China não é o mesmo que em muitos outros lugares do mundo. Implementado em 2006, o Projeto Escudo Dourado estabeleceu um sistema complexo de filtragem de conteúdo on-line. Os sites devem ser licenciados e o conteúdo deve obedecer aos regulamentos chineses. Trabalhar com um provedor licenciado na China é crucial para superar alguns dos desafios criados pelos regulamentos chineses. Você quer trabalhar com um provedor de CDN que tenha experiência com agências regulatórias chinesas e uma boa compreensão do que é aceitável. Certifique-se de que seja um operador de rede licenciado e que possa ajudá-lo a seguir as etapas corretas para o registro de Provedor de Conteúdo da Internet (ICP) administrado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). Sem essa licença, não é permitido armazenar, conservar em cache ou distribuir conteúdo na China. As CDNs devem ser licenciadas mesmo que forneçam conteúdo de fora da China. Se estiverem localizadas fora do país, no entanto, podem enfrentar obstáculos significativos para a entrega. As CDNs globais fornecerão conteúdo em qualquer lugar do mundo. Elas terão servidores em todo o mundo para fornecer baixa latência e entrega on-line rápida. No entanto, nem todas as CDNs são registradas para entrega de conteúdo a usuários de internet chineses. Se você optar por trabalhar com uma CDN global, certifique-se de que ela tenha uma parceria com fornecedores de CDN chineses licenciados para fazer negócios no país. Tenha cuidado com as CDNs localizadas em Hong Kong. Embora o conteúdo possa ser entregue usando servidores fora do continente, as redes de Hong Kong são separadas da China continental. O desempenho pode ser muito reduzido e alguns conteúdos podem ser bloqueados.
Distribuição de borda na China
As empresas que não conseguem garantir uma licença ICP para entregar conteúdo de dentro da China ainda podem fornecer conteúdo usando uma infraestrutura de distribuição de borda. O conteúdo pode ser armazenado em cache de servidores na região e depois conectado a centrais que fornecem peering de IP para redes dentro da China. Isso contorna o requisito de uma licença ICP, contanto que você trabalhe com provedores de rede de borda como a China Telecom, que são licenciados.
Fatores importantes a considerar
Aqui estão alguns dos outros fatores importantes que você deve considerar se quiser entregar conteúdo aos consumidores chineses.
Velocidades altas on-line
Você precisa de uma CDN que seja altamente responsiva e rápida. O desempenho on-line pode ditar se alguém se envolve com seu conteúdo ou passa para outra coisa. 40% dos usuários da internet abandonam sites que levam mais de três segundos para carregar. Mesmo um atraso de apenas um segundo na resposta pode reduzir as conversões em 7%. Você também deve certificar-se de que seu provedor de CDN permite aceleração dinâmica. Isso permitirá que conteúdo e dados dinâmicos entregues de servidores contornem os nodes padrão da internet chinesa e sejam entregues por um caminho mais direto. Essa maior eficiência acelera a entrega e reduz a latência. As CDNs presentes na China geralmente alcançam velocidades 50% maiores do que aquelas que usam servidores fora da China.
Otimizado para celular
A melhoria do governo no desenvolvimento da infraestrutura rural aumentou o uso de celulares por adultos mais velhos. O uso do celular em si aumentou e agora representa 98% dos usuários da internet. Sua CDN deve otimizar o desempenho de entrega para dispositivos móveis.
Rede de entrega de conteúdo (CDN) distribuída
Uma CDN que pode fornecer conteúdo de maneira eficiente em toda a China terá PoPs (Pontos de Presença) espalhados por toda a China continental. Embora eles possam ter posições de destaque em grandes áreas metropolitanas, também deve haver PoPs mais próximos das áreas rurais. O congestionamento pode ocorrer em pontos de estrangulamento entre os maiores ISPs da China devido ao grande volume de tráfego, portanto, certifique-se de saber em qual rede seus usuários finais se inscrevem para garantir uma experiência de usuário totalmente on-net que evita o congestionamento de pontos de estrangulamento entre parceiros de peering. A ChinaNet (AS 4134) é a maior rede de internet na China em termos de usuários finais, então usar a China Mobile ou China Unicom para fornecer conteúdo de site na ChinaNet pode afetar negativamente o desempenho e a disponibilidade para seus usuários ChinaNet.
Distribuição eficiente de programação de vídeo
84% dos residentes chineses relatam que assistem a programas de vídeo pelo menos ocasionalmente, de acordo com um estudo da Nielsen. 75% dizem que assistem a conteúdo de vídeo sob demanda pelo menos uma vez por semana. Isso é mais consumo de vídeo do que qualquer outro país do mundo. Atender a esse apetite significativo e crescente por streaming e conteúdo de vídeo on-line significa selecionar uma CDN que possa gerenciar grandes volumes de tráfego com eficiência.
O mercado on-line de crescimento mais rápido do mundo
A China é o mercado on-line de crescimento mais rápido e potencialmente o maior do mundo. Trabalhar com o provedor de CDN errado pode limitar o acesso ao seu conteúdo ou possivelmente fazer com que ele seja completamente bloqueado. Se você precisa de um provedor de CDN confiável na China com infraestrutura de rede Tier-1 própria para desempenho de borda mais consistente e experiência de usuário premium na China, leia mais sobre as soluções de CDN da China Telecom.