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O crescimento das nuvens pessoais na China

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No sector das TI chinês, o armazenamento em nuvem parece ter tomado o lugar central. Leia mais sobre o seu mercado de computação em nuvem e as mudanças que enfrentam.

Apesar dos actuais desafios económicos e políticos que a China enfrenta, existe ainda algum otimismo no seu sector de TI. Nos últimos anos, o armazenamento em nuvem parece ter assumido um papel central no sector das TI chinês. O que começou com o crescimento generalizado e rápido da Internet explodiu à medida que mais pessoas passaram a ter acesso a dispositivos móveis. A nuvem pessoal surgiu para satisfazer uma necessidade insaciável de pontos de armazenamento e partilha de dados suficientes para os utilizadores móveis. Por detrás deste boom está um nível crescente de atenção por parte da China e dos actores internacionais.

A dimensão do mercado da nuvem

Em 2014, os produtos de computação em nuvem arrecadaram cerca de 4 mil milhões de dólares, contribuindo para cerca de 5% da sua indústria de TI e, por conseguinte, inferior à despesa global de cerca de 11%. O grupo iiMedia Research prevê que o número de utilizadores activos da nuvem pessoal atinja os 450 milhões, contra 380 milhões em 2014. Com base na estimativa da CTB, prevê-se que as despesas chinesas com a nuvem privada atinjam 2,57 mil milhões de dólares em 2017 e registem um crescimento de 30,7% nos próximos cinco anos. Embora as taxas manifestem a vontade do público de adotar a nova plataforma de armazenamento, as plataformas mais populares ainda não chegaram à China continental.

Os principais impulsionadores do mercado da nuvem pessoal

Embora o tema pareça ter passado ao lado das manchetes dos meios de comunicação social, é a força motriz por detrás da economia chinesa em declínio e das questões políticas cada vez mais prementes. Os utilizadores da nuvem privada estão interessados em algumas características que acompanham a plataforma, como a capacidade de armazenamento de 10 TB, a partilha rápida, as medidas de segurança elevadas e a acessibilidade a todos os dispositivos. No entanto, os fornecedores de serviços estão empenhados em inovar para conquistar o mercado em constante crescimento.

Os desafios

Em virtude da sua dimensão, todos os fornecedores de tecnologia esperam conquistar uma parte do cobiçado mercado. Terão de enfrentar vários obstáculos se quiserem fazer progressos significativos no mercado. Por exemplo, terão de lidar com velocidades de Internet baixas, que rondam os 4 MBS, em comparação com a média americana de cerca de 11 MBPS. Além disso, o acesso à banda larga fixa é de 14% e à banda larga móvel de 21%, o que significa que o país está largamente inexplorado.

Ao contrário de outros operadores internacionais, os serviços pessoais de computação em nuvem chineses permitem que os utilizadores partilhem informações, o que suscita preocupações entre os reguladores. Numa tentativa de limpar o sector, as autoridades nacionais lançaram uma iniciativa para eliminar os conteúdos ilegais da Internet, que levou à saída de seis serviços primários. A ausência de um modelo empresarial claro que conduza as empresas à prosperidade constitui um obstáculo entre as empresas e a rendibilidade.