Jogos na China: O novo reino das grandes empresas

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O mercado chinês de jogos, em rápido crescimento, está a atrair a atenção das empresas ocidentais. No entanto, para entrar com êxito no mercado chinês, as empresas estrangeiras devem compreender algumas diferenças fundamentais e estabelecer parcerias com parceiros locais de confiança.

O mercado chinês de jogos é agora o maior do mundo – e as grandes empresas estão a prestar atenção.

De acordo com o
Relatório sobre o mercado global de jogos de 2016
o PC e os jogos em linha captam 59% do mercado chinês de 24,4 mil milhões de dólares, com os jogos para telemóvel a representarem cerca de 41% da quota de mercado.

Os jogos para telemóveis são o segmento de crescimento mais rápido na China. As previsões apontam para que, em 2019, os jogos para telemóvel representem 48% do mercado total de jogos da China, que deverá valer 28,9 mil milhões de dólares em 2019.

O rápido aumento do acesso à Internet na China através de redes Wi-Fi – o país tem mais de 620 000 hotspots Wi-Fi e continua a aumentar – está a impulsionar o crescimento dos jogos em linha, juntamente com a adoção generalizada do serviço 4G, que está a colocar rapidamente a China no topo das taxas globais de acesso à Internet.

Há também forças socioeconómicas por detrás da explosão do jogo na China. Estima-se que a sua classe média emergente tenha agora meio bilião de pessoas, o que significa mais rendimento disponível para gastar em entretenimento (as despesas de consumo cresceram 6,9% em 2015).

Os especialistas chineses em jogos, Zixue Tai e Fengbin Hu, também observam que a China está a seguir os passos de outros mercados de jogos maduros da região, à medida que o jogo se expande para além da demografia tradicional da China.

“Embora os jogos móveis actuais sejam predominantemente masculinos (cerca de 70%), todos os relatórios do sector registaram um aumento acelerado da proporção de jogadores do sexo feminino nos últimos três anos”, escrevem em
Jogos móveis na Ásia
. “Entretanto, nos últimos anos, tem-se verificado um aumento constante do grupo demográfico dos 25+ nas estatísticas dos jogadores móveis.”

Oriente versus Ocidente: Diferenças de mercado

Embora as empresas ocidentais estejam ansiosas por conquistar uma fatia do bolo do jogo na China, há várias diferenças de mercado importantes que as empresas estrangeiras devem ter em conta antes de tentarem entrar no mercado do jogo chinês.

Os dispositivos Android captam 73% do mercado chinês, com os dispositivos iOS a ficarem muito atrás, com 27%. Ao contrário dos mercados ocidentais, onde os jogos para Android estão limitados a um pequeno número de grandes mercados, existem cerca de 400 canais de distribuição para os jogos para Android na China.

Os pagamentos por SMS são preferidos pelos jogadores chineses aos pagamentos por cartão de crédito, que dominam as transacções de jogos no Ocidente. Os jogadores chineses também utilizam serviços de pagamento de terceiros baseados na China, como o Alipay, que conta com cerca de 450 milhões de utilizadores.

Os chineses preferem modelos de jogo gratuitos, tanto para jogos para telemóvel como para PC. A publicidade no jogo é menos aceite do que nos países ocidentais, mas os jogadores chineses estão mais abertos a modelos de pagamento para ganhar.

Entrada no mercado: Parcerias-chave

É essencial que as empresas estrangeiras que pretendem entrar no mercado de jogos da China criem parcerias com alguns dos principais intervenientes locais.

A lei chinesa estipula que as empresas estrangeiras devem recorrer a um parceiro local para publicar um jogo em qualquer mercado Android. A Tencent, a iDreamSky e a NetEase estão entre as editoras de jogos com melhor desempenho na China.

Embora existam cerca de 400 distribuidores Android na China, os 10 maiores captam 80 a 90% das receitas totais do jogo. Myapp, MIUI App Store e 360 Mobile Assistant são os três maiores distribuidores Android.

Embora a crescente rede 4G da China esteja a começar a processar pagamentos com cartão de crédito, a parceria com um dos operadores de telecomunicações chines es continua a ser vital para gerir os pagamentos por SMS preferidos.

É importante notar que a experiência na rede – ou na rede – é fundamental neste mercado. Trabalhar diretamente com um fornecedor de telecomunicações de confiança na sua rede é melhor do que trabalhar com um fornecedor grossista que aluga as suas ligações e fornece um serviço mais lento. Por exemplo, a China Telecom oferece aos clientes mundiais acesso à rede Internet ChinaNet. A ChinaNet detém mais de 70% dos recursos chineses de conteúdos da Internet e fornece aos clientes globais muitos recursos, incluindo informação, vídeo, ferramentas de conversação em tempo real, comércio em linha, jogos, motores de busca e serviços de informação.

O recurso a um parceiro local e de confiança também lhe dará uma clara vantagem competitiva, ligando-o às relações de que necessita e potenciando a sua tecnologia e ferramentas.

Para agilizar e simplificar a sua transição para o mercado chinês, saiba mais sobre o parceiro de telecomunicações de confiança de que necessita.