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Jogos na China: o novo universo para grandes empresas

O rápido crescimento do mercado de jogos chinês está atraindo a atenção das empresas ocidentais. No entanto, para ter sucesso no mercado chinês, as empresas estrangeiras devem entender algumas diferenças importantes e firmar parcerias com parceiros locais de confiança.

O mercado de jogos chinês é agora o maior do mundo – e as grandes empresas estão prestando atenção.

O mercado de jogos chinês é agora o maior do mundo – e as grandes empresas estão atentas.

De acordo com o Relatório Global do Mercado de Jogos de 2016, jogos para PC e on-line capturam 59% do mercado de US$ 24,4 bilhões da China, com jogos para dispositivos móveis representando cerca de 41% do mercado.

Os jogos para dispositivos móveis são o segmento de crescimento mais rápido na China. Previsões estimam que até 2019 os jogos para dispositivos móveis representarão 48% do mercado total de jogos da China, que deve movimentar US$ 28,9 bilhões em 2019.

O rápido aumento no acesso à internet na China por meio de redes sem fio – o país tem mais de 620.000 pontos de acesso sem fio e o número continua aumentando – está alimentando o gigante dos jogos on-line, juntamente com a ampla adoção do serviço 4G, que está levando a China rapidamente ao topo das taxas globais de acesso à internet.

Existem também forças socioeconômicas por trás da explosão dos jogos na China. Sua classe média emergente é estimada agora em meio bilhão de pessoas, o que significa mais renda disponível para gastar em entretenimento (os gastos do consumidor cresceram 6,9% em 2015).

Os especialistas em jogos chineses Zixue Tai e Fengbin Hu também observam que a China está seguindo os passos de outros mercados de jogos maduros na região, à medida que os jogos se expandem para além da demografia tradicional na China.

“Embora os jogos para dispositivos móveis atuais sejam predominantemente voltados para o sexo masculino (cerca de 70%), todos os relatórios da indústria observaram um aumento acelerado na proporção de jogadoras nos últimos três anos”, escreveram eles no Mobile Gaming in Asia. “Enquanto isso, também tem havido um aumento constante nos dados referentes aos jogadores de dispositivos móveis de 25 anos ou mais nas estatísticas dos últimos anos.”

Oriente versus Ocidente: diferenças de mercado

Enquanto as empresas ocidentais estão ansiosas para conquistar uma fatia do bolo de jogos chinês, existem várias diferenças de mercado importantes que as empresas estrangeiras devem considerar antes de tentar entrar no mercado de jogos da China.

Os dispositivos Android capturam 73% do mercado chinês, com os dispositivos iOS ficando para trás, com 27%. Ao contrário dos mercados ocidentais, onde os jogos Android são limitados a um pequeno número de grandes mercados, existem aproximadamente 400 canais de distribuição para os jogos Android na China.

Os pagamentos por SMS são preferidos pelos jogadores chineses em relação aos pagamentos por cartão de crédito, que dominam as transações de jogos no Ocidente. Os jogadores chineses também usam serviços de pagamento de terceiros baseados na China, como o Alipay, que possui cerca de 450 milhões de usuários.

Os chineses preferem os modelos free-to-play para dispositivos móveis e PC. A publicidade no jogo é menos aceita do que nos países ocidentais, mas os jogadores chineses são mais abertos a modelos pay-to-win.

Entrando no mercado: Principais parcerias

É essencial que as empresas estrangeiras que buscam entrar no mercado de jogos chinês criem parcerias com alguns participantes-chave locais.

A lei da China estipula que as empresas estrangeiras devem usar um parceiro local para publicar um jogo em qualquer mercado Android. Tencent, iDreamSky e NetEase estão entre as editoras de jogos com melhor desempenho na China.

Embora existam cerca de 400 distribuidores de Android na China, os 10 principais captam de 80 a 90% da receita total de jogos. Myapp, MIUI App Store e 360 Mobile Assistant são os três maiores distribuidores Android.

Enquanto a crescente rede 4G da China está começando a lidar com pagamentos com cartão de crédito, a parceria com uma das operadoras de telecomunicações da China continua sendo vital para gerenciar os pagamentos por SMS preferenciais.

É importante observar que a experiência intrarrede é fundamental neste mercado. Trabalhar diretamente com um provedor de telecomunicações confiável em sua rede é melhor do que trabalhar com um provedor de atacado que aluga suas conexões e fornece um serviço mais lento. Por exemplo, a China Telecom oferece aos clientes globais acesso à rede de internet ChinaNet. A ChinaNet possui mais de 70% dos recursos de conteúdo da internet na China e fornece aos clientes globais muitos recursos, incluindo informações, vídeo, ferramentas de bate-papo em tempo real, comércio on-line, jogos, mecanismo de busca e serviços de informação.

Ter um parceiro local confiável também lhe dará uma vantagem competitiva clara, conectando-o aos relacionamentos de que você precisa e potencializando sua tecnologia e ferramentas.

Para agilizar e simplificar sua transição para o mercado chinês, saiba mais sobre o parceiro de telecomunicações confiável de que você precisa.

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