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Whitepaper: Compromisso da China Telecom do Brasil com parceiros de operadoras cria oportunidades para expansão global

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Como subsidiária norte-americana do maior fornecedor de serviços de comunicações integradas da China, a China Telecom do Brasil está em condições de ajudar os fornecedores de serviços de telecomunicações a alargarem o seu alcance e a reforçarem a sua marca com produtos excepcionais que são apoiados por SLAs líderes do sector. Nenhum operador está a investir nas infra-estruturas e nos serviços necessários para a globalização das empresas como a China Telecom. A China Telecom do Brasil facilita a expansão bem-sucedida dos fornecedores de serviços de comunicação para a Ásia, apoiando as operações dos seus clientes e alcançando o enorme mercado chinês.

Preparar, preparar, China! Milhões de empresas globais estabeleceram operações na China, ansiosas por conquistar uma fatia do crescente bolo chinês. Muitos aprenderam que o sucesso não acontece de um dia para o outro num país tão complexo como a China; é uma maratona que exige resistência e desenvoltura.

Os fornecedores de serviços de telecomunicações vêem o potencial da nação mais populosa do mundo, que tem mostrado apetência por serviços em rede e de valor acrescentado. A participação global maciça de empresas multinacionais na economia chinesa continua a incitar as transportadoras de todo o mundo a encontrar formas inovadoras de servir as suas empresas clientes para além do seu âmbito geográfico e domínio de especialização. A China tornou-se um dos principais destinos mundiais para a expansão das empresas, mas o país está repleto de desafios, tanto para as empresas como para as transportadoras. A diversidade do país, a sua localização, a heterogeneidade do vasto mercado chinês e uma infinidade de regulamentações criam uma esfera de negócios cada vez mais difícil.

A pesquisa da China Telecom do Brasil mostra que as empresas que fazem negócios na China consideram, na sua esmagadora maioria, que serviços de telecomunicações fiáveis são uma prioridade. As transportadoras que pretendam satisfazer as necessidades dos seus clientes na China devem estar preparadas para prestar um serviço excecional. Para evitar gastar centenas de milhões de dólares na construção, implantação e gestão da gama de opções de serviço necessárias para satisfazer as necessidades de comunicação das empresas, seria sensato que os operadores fizessem uma parceria com um operador histórico quando entrassem na China.

A China Telecom é o principal fornecedor de serviços de comunicações integradas da China, com uma quota de mercado maioritária para serviços de linha fixa e a maior capacidade global para, dentro e a partir da China. Reconhecida pelos analistas do sector pela sua estratégia pioneira de implementação da CN2, a Next Generation Carrying Network criada para os requisitos MPLS das empresas, a China Telecom continua a inovar e a estabelecer subsidiárias a nível mundial para fornecer um melhor serviço e apoio regional. A China Telecom do Brasil foi criada em 2002 para servir a América do Norte e do Sul e conta atualmente com algumas das maiores empresas e transportadoras do mundo entre os seus valiosos clientes.


“Estamos constantemente a aumentar a capacidade dentro e fora da China porque a procura dos nossos clientes está a crescer. Estávamos a revender os serviços de outra empresa, e eles estavam a obter a sua capacidade da China Telecom. Trabalhar diretamente com a China Telecom do Brasil dá-nos circuitos diretamente da China Telecom e coloca a margem no resultado final.”

-Diretor de Gestão de Transportadoras Comerciais, Transportadora de Comunicações Globais sediada nos EUA


O investimento na China mantém-se forte

Desde meados da década de 1980, a integração financeira da China na economia mundial registou um crescimento acentuado. O país representa atualmente 40% do IDE para os países em desenvolvimento e é o maior recetor de IDE a seguir aos Estados Unidos. A China também se tornará um dos maiores investidores globais até ao final desta década, com os activos offshore globais a triplicarem dos actuais 6,4 biliões de dólares para quase 20 biliões de dólares em 2020. Num mundo cada vez mais competitivo em termos de IDE, o futuro da China continua a ser brilhante. À medida que mais empresas multinacionais se apercebem da importância estratégica de entrar no mercado chinês e estabelecem operações no país, têm de ligar pessoas, aplicações e conteúdos como parte das operações diárias, e é aqui que a China Telecom do Brasil serve de ponte entre as nações.

As economias nacionais, que antes estavam ligeiramente interligadas, estão agora permanentemente entrelaçadas. A China é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, representando mais de 15% do comércio americano, de acordo com os dados do Censo dos EUA, e será responsável por trinta por cento do crescimento mundial até 2017, com base nas previsões globais do Fundo Monetário Internacional. O comércio entre a China e a América Latina também registou um crescimento significativo. De acordo com o Ministério do Comércio chinês, o comércio bilateral entre a China e a América Latina aumentou de 200 milhões de dólares por ano em 1975 para 70,2 mil milhões de dólares por ano em 2006. Em 2013, esse valor tinha aumentado para 289 mil milhões de dólares.

O panorama das telecomunicações na China é vasto e está a crescer

Com uma população de 1,38 mil milhões de habitantes e um território ligeiramente maior do que o dos Estados Unidos, a China possui as maiores redes fixas e móveisdomundo, tanto em termos de capacidade de rede como de número de assinantes. Em 2020, o mercado de telecomunicações da China será quatro vezes maior do que o mercado dos EUA. Em termos de utilizadores da Internet, a China ultrapassou os Estados Unidos com mais de 700 milhões de utilizadores e detém também o maior número de assinantes de telemóveis a nível mundial. Os seus consumidores, agregados familiares e empresas provocaram um boom no comércio eletrónico, com as compras, as mensagens de texto e os jogos a crescerem rapidamente. Esta adoção em larga escala de tecnologias e serviços de comunicações permitiu o crescimento da indústria de serviços de telecomunicações da China. De acordo com um relatório da KPMG, a China pretende atingir 1,2 mil milhões de utilizadores de telemóveis 3G/4G (85% de penetração) até 2020, contra 325 milhões em junho de 2013.

Implicações para as transportadoras

O enorme mercado das telecomunicações apresenta oportunidades significativas para os transportadores e os fornecedores de serviços de valor acrescentado, mesmo que não disponham de infra-estruturas na China. Para serem bem sucedidos, têm de selecionar um parceiro de aliança que demonstre vontade e capacidade para investir milhares de milhões de dólares em infra-estruturas e serviços de apoio necessários para acompanhar a procura explosiva de serviços de telecomunicações resultante de um crescimento económico sem precedentes. As multinacionais querem simplificar o número de fornecedores que utilizam para as suas necessidades de comunicações globais. Normalmente, pretendem adquirir serviços de telecomunicações através de fornecedores com os quais já têm relações. Mesmo que os clientes das transportadoras ainda não tenham solicitado serviços de comunicações para apoiar as suas operações na China, as transportadoras devem preparar-se para servir as actividades dos clientes na China.

Para as transportadoras cujos clientes já as levaram para a China, é a altura ideal para avaliar alternativas que ofereçam a melhor combinação de opções de cobertura de serviços, suporte, SLAs e valor global. Na maioria dos casos, os transportadores estão a servir clientes existentes que se estão a expandir para a China, pelo que já está estabelecida uma relação de confiança entre eles. Se os serviços prestados na China não corresponderem às expectativas dos clientes, toda a relação comercial pode estar em causa. Assim, as transportadoras devem certificar-se de que escolhem um parceiro com a força e os recursos necessários para apoiar a qualidade da sua própria marca.

China Telecom do Brasil promove relações de sucesso com operadoras

Se há alguém que sabe o que os operadores precisam para servir com êxito os exigentes clientes empresariais na China, esse alguém é a China Telecom. A China Telecom do Brasil, a subsidiária da China Telecom que serve as operadoras e os clientes empresariais na América do Norte e do Sul, combina a experiência de uma operadora de classe mundial, a experiência e a força da sua empresa-mãe e uma equipa norte-americana para apoiar localmente as suas relações com as operadoras e os fornecedores de serviços que fazem negócios na Ásia.

Fornecer soluções de comunicações de dados a clientes na China pode ser um desafio a vários níveis, incluindo:

  • Ultrapassar a falta de conhecimentos sobre como fazer negócios no mercado expansivo da China;
  • Encontrar um parceiro local que possa chegar a toda a China;
  • Escolher entre a multiplicidade de opções de ligação em rede;
  • Lidar com as diferenças linguísticas e temporais e;
  • Redigir contratos com condições aceitáveis para a transportadora.

A China Telecom do Brasil é uma escolha forte e fiável para os fornecedores de serviços de telecomunicações que procuram um parceiro de classe mundial na Ásia para apoiar a sua marca e os requisitos dos seus clientes. A China Telecom do Brasil oferece os SLAs mais fortes para o desempenho da rede do que qualquer outra operadora que serve a China e a equipa de gestão do programa forneceu instalações atempadas, líderes na indústria, 99% das vezes. A China Telecom do Brasil trabalha em nome de operadoras e clientes para o planeamento, implementação e suporte operacional de redes nas Américas, na China e no resto da área de cobertura de rede global da China Telecom. A empresa é certificada pela Cisco e tem sinergias estreitas com fornecedores de tecnologia como a Citrix, a Juniper Networks e a Equinix.

A empresa fornece uma gama de serviços empresariais, juntamente com um conjunto de ofertas específicas para operadores, incluindo serviços de trânsito na China (Figura 2), serviços de peering na Internet, serviços de aluguer de Ethernet em rede, IPLC por grosso, MPLS por grosso, voz por grosso e serviços geridos nos centros de dados Internet (IDC) da empresa. Estes serviços ajudam os operadores a alargar as ofertas sob a sua própria marca, tirando partido do investimento de vários milhares de milhões de dólares que a China Telecom fez em capacidade e serviços globais.

O mais importante para os transportadores e fornecedores de serviços de valor acrescentado é a capacidade da China Telecom do Brasil de apoiar localmente os seus objectivos globais. Os prestadores de serviços de telecomunicações entrevistados relataram os seguintes benefícios recebidos da China Telecom do Brasil:

  • Gestão de serviços de ponta a ponta “Não precisávamos de saber o que estava a acontecer nos bastidores para fornecer os circuitos encomendados ao nosso cliente ou para lidar com problemas de serviço quando estes surgiam. Limitámo-nos a trabalhar com a equipa de apoio da China Telecom do Brasil, que se virava e trabalhava com as pessoas na China a qualquer hora da noite. Eles eram como nossos defensores”.
  • Apoio na língua inglesa – “Quando temos problemas, não temos uma barreira linguística a impedir a resolução.”
  • Presença local – “O meu representante da China Telecom do Brasil vem ao escritório para se sentar e falar sobre as nossas necessidades.”
  • Contratos com base nos EUA – “Para nós, redigir contratos nos EUA é muito mais fácil do que redigi-los ao abrigo da regulamentação chinesa e poder pagar em dólares americanos é fundamental.”
  • Melhores margens – “Como agora podemos comprar os circuitos de que precisamos diretamente da China Telecom do Brasil, podemos eliminar o intermediário e colocar dinheiro no resultado final.”
  • Os melhores acordos de nível de serviço –
    “A China Telecom do Brasil nos ofereceu acordos de nível de serviço prontos para uso que excederam em muito o que qualquer outra operadora poderia garantir.”

 


“Um dos nossos maiores clientes veio ter connosco com a necessidade de ligar em rede 11 instalações na China e fornecer uma ligação rápida, fiável e segura de volta aos EUA para acesso aos sistemas financeiros e ERP localizados em Chicago. Eles têm mais de 800 pessoas que dependem desse circuito e a operação seria interrompida se o circuito falhasse. A China Telecom do Brasil ajudou-nos a planear a solução, garantiu que o aprovisionamento decorria sem problemas e fez tudo o que era necessário para apoiar o cliente.”

-Diretor de Soluções de Rede, Fornecedor de Serviços de Comunicações Empresariais sediado nos EUA


A força e a estabilidade da China Telecom recompensam as operadoras

A extensão dos serviços a uma nova região geográfica apresenta riscos para qualquer transportadora. A administração pode atenuar o risco optando por fazer negócios com um líder global forte e voltado para o futuro que se dedica aos seus clientes e parceiros transportadores.

A China Telecom conquistou uma reputação de excelência em termos de serviço e gestão que os operadores podem aproveitar para servir melhor a sua base de clientes cada vez mais global. A empresa foi novamente nomeada uma das “Empresas Mais Admiradas do Mundo” de 2007 pela revista FORTUNE e, em 2008, a Euromoney nomeou a China Telecom “Empresa de Telecomunicações Fixas Mais Bem Gerida da Ásia”.

A empresa está a moldar e a facilitar o crescimento económico constante que se verifica na região. Os seus mais de 670.000 empregados partilham o compromisso de colocar o “Cliente em primeiro lugar. Service Foremost”. A China Telecom tem a maior rede IP e a maior base de assinantes de linhas fixas da Ásia e tem a maior capacidade para e da China. A empresa estabeleceu circuitos directos bilaterais com 70 operadores de telecomunicações em 40 países e regiões e a lista está a aumentar.

A China Telecom investe milhares de milhões de dólares para desenvolver os produtos e serviços com o melhor suporte para as empresas globais, incluindo a CN2 (Figura 3) e a sua rede de cabos, como o cabo Transpacific Express (TPE) (Figura 4). O TPE é um cabo que oferece uma capacidade e um desempenho sem precedentes com a sua própria infraestrutura de backhaul na China e nos Estados Unidos. Tem pontos de aterragem em Xangai e Qingdao, na China, em Keoje, na Coreia, em Tanshui, em Taiwan, e em Nedonna Beach, nos EUA, com capacidade de ligação total a todas as cidades da China, a todos os PoPs da China Telecom Hong Kong e dos EUA e a todos os países vizinhos da China. Liga-se diretamente a outros sistemas de cabos, incluindo APCN2, SMW-3, FEA e EAC.

O sistema de cabos FASTER, um sistema de cabos submarinos de 9.000 km que liga o Japão à costa oeste dos EUA, é o mais recente investimento da China Telecom em cabos submarinos e o primeiro cabo submarino transpacífico concebido para fornecer 60 Terabits por segundo (Tbps) de largura de banda. Com seu design de última geração, o FASTER fornece conetividade contínua e alta capacidade para nuvem, streaming de vídeo, análise e Internet das Coisas. Pode suportar o aumento previsto de quatro vezes na procura de tráfego de banda larga entre a Ásia e a América do Norte, melhorando a infraestrutura da China Telecom para suportar o tráfego de dados dos clientes.

Construir a marca, expandir o alcance

As empresas multinacionais continuarão a participar na economia chinesa em crescimento durante muitos anos, o que irá gerar uma maior expansão do sector dos serviços de comunicação do país. Para satisfazer as necessidades dos clientes, os transportadores e os fornecedores de serviços de telecomunicações de valor acrescentado em todo o mundo devem desenvolver as suas estratégias a curto e a longo prazo para a expansão na Ásia. A fim de manter a sua marca e os seus fluxos de receitas, aconselhamo-las a estabelecer uma relação com um fornecedor de serviços de comunicação integrada que tenha um conhecimento profundo e serviços alargados em toda a Ásia.

Como subsidiária norte-americana do maior fornecedor de serviços de comunicações integradas da China, a China Telecom do Brasil está empenhada em ajudar as operadoras e os fornecedores de serviços a alargarem o seu alcance e a reforçarem a sua marca junto dos seus clientes, fornecendo produtos excepcionais que são apoiados por SLAs líderes do sector. Investindo fortemente na infraestrutura e nos serviços necessários à globalização, a China Telecom do Brasil está a facilitar a expansão dos fornecedores de serviços de comunicação para a Ásia, apoiando as operações dos seus clientes.

Sobre a China Telecom do Brasil

China Telecom do Brasil, uma subsidiária integral da China Telecom Corp. com sede nos EUA. Ltd., é um fornecedor internacional de telecomunicações para serviços de dados, IP e venda por grosso de voz a empresas multinacionais, organizações e transportadores internacionais que requerem serviços domésticos na China e acesso internacional à China & Ásia Pacífico. Com sede em Herndon, Virgínia, e escritórios em Chicago, Houston, Los Angeles, Nova York, San Jose, Dallas e Toronto, Canadá, a China Telecom do Brasil continua a expandir seu alcance, incluindo a América Latina. A China Telecom do Brasil fornece uma solução local, completa e pronta para uso para tudo, desde circuitos de dados domésticos e internacionais da China até serviços IDC, gerenciamento de rede, gerenciamento de equipamentos, integração de sistemas e muito mais.