A transformação digital chinesa não oferece oportunidades apenas para aqueles que estão dentro de suas fronteiras, mas para empresas em todo o mundo. Saiba como sua empresa pode fazer parte de uma das maiores episódios de transformação digital da história.
A ascensão da China está preparando o cenário para um século asiático, mas as empresas ainda estão descobrindo como podem entrar nesse mercado novo e estimulante.
A tecnologia dá a resposta. O mercado chinês está passando por uma rápida transformação digital – entender essa mudança massiva e como controlá-la será vital para empresas em todo o mundo.
Grande parte desse crescimento tem se concentrado nos consumidores, que gastam mais dinheiro on-line em lojas de comércio eletrônico tradicionais. De acordo com uma pesquisa da Cisco, 89% dos entrevistados chineses disseram que usam aplicativos de compras independentes no smartphone pelo menos uma vez por semana – em comparação com 34% dos entrevistados nos EUA.
O potencial de crescimento chinês é ainda maior. Fora do comércio baseado no consumidor, muitas empresas na China ainda não estão usando a internet para inovar e crescer. Em 2013, o mercado de computação em nuvem valia apenas US$ 1,5 bilhão, cerca de 3% do mercado de TI empresarial da China. No entanto, isso deve aumentar para US$ 20 bilhões até 2020, representando 20% do mercado de TI da China.
A oportunidade no exterior
Isso representa uma oportunidade significativa para empresas fora da China que desejam entrar no mercado competitivo. De acordo com a All China Review, a próxima fase da transformação digital na China pode contribuir entre 7 e 22% do aumento do produto interno bruto (PIB) da China de 2013 a 2025.
Então, como as empresas dos EUA podem tirar proveito disso?
Em primeiro lugar, as empresas devem compreender que existe uma grande procura por serviços e competências digitais no mercado chinês. Um estudo da Accenture Strategy mostra que 22% da economia mundial estará ligada a competências e serviços digitais. Nos EUA, esse setor representa 33% do PIB, enquanto na China esse número é de apenas 10,5%.
Conforme explica o estudo, há espaço para o crescimento da China adotar mais foco na produtividade e no consumo de serviços em vez do puro comércio eletrônico.
“As organizações precisam agir de forma agressiva para mudar o foco de seu talento digital e tecnologia de fazer eficiências a criar modelos de negócios totalmente novos”, disse o presidente-executivo do Accenture Strategy Group, Mark Knickrehm, em um comunicado de 2016.
Com o tempo, as empresas na China contarão menos com o desenvolvimento e a fabricação de produtos, mudando o foco para o marketing, atendimento ao cliente e canais de vendas.
Como a McKinsey explica em sua pesquisa, as empresas chinesas precisarão investir em mais serviços de TI para tornar essa mudança bem-sucedida: “Os investimentos em tecnologia e portfólios de produtos podem ter que ser revisitados com mais frequência, e os CIOs [diretores de informática] podem precisar ter mais voz na estratégia.”
O que isso significa para os CIOs?
Essas mudanças representam oportunidades significativas para empresas estrangeiras investirem na crescente demanda chinesa por infraestrutura.
Por exemplo, de acordo com a McKinsey, a China está encarando oportunidades em alguns dos maiores mercados do país, incluindo vendas de carros usados, empresas químicas, imóveis e até assistência médica. Notícias recentes apontam para o governo chinês em busca de investimentos privados ainda maiores.
A Administração do Ciberespaço da China disse que colocou ênfase na construção de tecnologias, incluindo redes 5G, computação em nuvem, Internet das coisas, cidades inteligentes e comércio eletrônico. Todas essas áreas apresentarão oportunidades para criadores de infraestrutura.
As empresas em todo o mundo estão buscando tirar proveito dessa tendência, com o apelo da China para construir uma “Rota da Seda Digital” atraindo investimentos estrangeiros. A empresa belga de telecomunicações Belgacom declarou que considera atraente a perspectiva de investimento digital na China.
As empresas podem encontrar dificuldades para entrar no mercado chinês no início. A parceria com os principais provedores de serviços de TI chineses pode ser um primeiro passo crucial para se firmar no mercado. Empresas como a China Telecom Americas, com parcerias existentes na região, podem ser uma das melhores maneiras de acessar novas oportunidades na China.
Saiba mais sobre como fazer parcerias com provedores de telecomunicações confiáveis na China e entre neste empolgante mercado com a China Telecom Americas.
Tags: China Telecom Americas, digital, transformação digital, transformação digital china